Apresentação


Aprovado pelo FUNCULTURA, o projeto História e Memória dos Maracatus Nação de Pernambuco foi executado no Laboratório de História Oral e da Imagem da UFPE (LAHOI) e tinha como objetivos principais  colher depoimentos de maracatuzeiros e maracatuzeiras que fazem e fizeram tão importante manifestação cultural pernambucana, importantíssima na definição de identidades.


Através das entrevistas e da documentação levantada nos jornais pudemos perceber as transformações pelas quais os maracatus nação têm passado, principalmente o crescente processo de inserção num disputadíssimo mercado cultural espetacularizado. 


Entrevistas:


Selecionamos de cada grupo em atuação pelo menos um integrantes, fosse ele mestre, rainha ou mesmo o articulador, batuqueiro ou antigo desfilante do grupo para garantirmos que a memória dos que fazem os maracatus nação pudesse ser documentada e desta forma estar disponíveis para os pesquisadores de hoje e do futuro... 

Também entrevistamos antigos batuqueiros, desfilantes e dirigentes de maracatus (ou seus familiares) que não mais estão em atuação, que pertenceram a maracatus que "estão no museu",  a exemplo do Indiano, de Zé Gomes, ou que conheceram pessoas muito importantes para a história dos maracatus, como Dona Santa, Dona Madalena ou Luiz de França.


Alguns fragmentos dessas entrevistas podem ser vistos no canal do LAHOI no youtube: http://www.youtube.com/user/LAHOIUFPE

Documentação:

Concomitantemente levantamos documentação sobre a história dos maracatus nos jornais pernambucanos: Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco, no período de 1960 a 2008. Estas notícias encontram-se disponíveis para consulta no site: http://www.ufpe.br/negritude/

Através destas notícias pudemos acompanhar as transformações pelas quais passaram os diversos grupos de maracatu em atuação na atualidade, ou mesmo seu surgimento em muitos casos, uma vez que alguns destes grupos foram fundados recentemente, e até o desaparecimento de alguns deles como o Indiano e o Elefante de Dona Santa e posteriormente de Dona Madalena.

Nas páginas dos jornais podemos acompanhar também a história de grandes personagens que fizeram a história dos maracatus nação de Pernambuco, como Dona Santa, Dona Madalena, Luiz de França, Zé Gomes, Mário Miranda ou Maria Aparecida, Dona Elda e Dona Marivalda. Pessoas que fazem e abrilhantam a cultura pernambucana, e que passam muitas vezes despercebidas em nosso quotidiano.